domingo, 29 de setembro de 2013

Pela defesa do meio ambiente e preservação da Terra, Ecomen contra W.C. Poluente - A Origem

A criação dos Ecomen sempre teve, como objetivo principal, levar a consciência ecológica a todas as  pessoas, com ênfase no público infantil. Este me pareceu, desde sempre, um raciocínio simples e óbvio: histórias em quadrinhos, com ação e aventura, serviriam para passar a mensagem educacional, sem "denunciar" seu objetivo.
Educando crianças, em pouco tempo teríamos adultos conscientes ocupando postos chaves para o destino da humanidade e tomando decisões corretas,com base na educação ecológica recebida na infância. Feito, o mundo estaria salvo! No entanto a, realidade se mostrou totalmente outra.
Em muitos anos de busca por patrocínios e/ou apoios, jamais uma empresa, ou orgão público demosnstrou interesse em colaborar. Na verdade, parece que em momento algum, as pessoas com quem mantive contato para isso, puderam entender "o espírito da coisa".
Não entendem, até hoje, que o retorno me imagem positiva, por patrocinar um projeto educativo, já seria retorno suficiente em função do baixo custo de apoio à esta iniciativa.
Na minha humilde opinião, acabou pesando mais o fator "Brasil" e a falta de visão. O comentário mais interessante ouvido por mim até hoje sobre a HQ com a origem dos ECOMEN foi: - não é muito infantil não?
No momento do comentário nem o entendi muito bem, respondi qualquer coisa mas depois percebi que a pessoa não entendeu nada do que estava vendo ali e que aquilo era apenas uma demonstração da idéia, não o produto final. A idéia era aquela mesma, ser infantil para se comunicar com as crianças.
Em tanto tempo e trabalho na tentativa de "vender" o projeto, esse foi apenas um caso engraçado. Houveram muitos outros e os lamentáveis que não valem a pena comentar.
Continuo, no entanto, fazendo o que posso e como posso para levar minha idéia adiante. Leiam a seguir a história infantil que foi condenada por ser 'infantil"! E obrigado por ler.









sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Desequilíbrio no clima: já há 90 a 95% de certeza em relação à participação humana!

Segundo o “O Globo” de hoje (27/09/3013), o quinto relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, em Estocolmo divulgou hoje que, atualmente, pode-se dizer que há 90 a 95% de certeza sobre a participação das ações humanas no desequilíbrio do clima na Terra.
Triste mas é verdade. As situações climáticas extremas, tendem a se agravar, com riscos para todos.
A realidade é essa. Ninguém mais poderá dizer que não sabia dos riscos que corremos, a responsabilidade é de todos.
Mesmo que os 5% restantes prevaleçam, economia de recursos, busca de alternativas energéticas, reciclagem e tudo o mais que se possa fazer será pouco, se o resultado for melhor qualidade de vida para todos os seres vivos, animais e vegetais. Todos devem pensar e implementar alternativas que evitem a nossa autodestruição, mesmo que ela se anuncie a longo prazo.

Pode parecer alarmismo mas é prevenção. Cuide do seu planeta!

Essa tira foi publicada no próprio O Globo, na seção Tirinhas dos Leitores, há algum tempo.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Espécies em extinção - Os 14 pandas.

Tem sido noticiado hoje, em diversos meios de comunicação, o nascimento de 14 pandas na China. A China é o país de origem dos pandas e a espécie está em extinção não sei exatamente o porquê.
Mas o fato é que os chineses vêm desenvolvendo, há algum tempo, técnicas que estimulam a reprodução desses animais em cativeiro e, ao que parece, elas estão funcionando e bem.  Eles foram "plantados e cultivados" por cientistas.
Parece ótimo por um lado mas, como sempre as atitudes humanas trazem à reboque um lado obscuro: os pandas estão sendo alugados para zoológicos do mundo todo.
O ser humano vai se revelando, a cada dia mais,  aquela "coisinha muito mesquinha". Preocupa-se com o risco de extinção, em manter os pandas vivos e se reproduzindo mas, paralelamente, torna-os uma atividade comercial altamente lucrativa, alugando os filhotes para zoos. Este seria o objetivo inicial, ou um "objetivo colateral"?


Ninguém vai me convencer que para os caras aí em cima é melhor viver em zoos, do que desse jeito, juntinhos nas árvores e livres na natureza. As pessoas, definitivamente, ainda não tem mesmo o menor respeito pelos animais.

Ecomen estão em todos os lugares!

Entre na luta contra a destruição da Terra pela poluição! Seja um Ecomen, da forma que puder!

Você pode curtir Ecomen no Facebook em nossa fan page Ecomen e pode adicionar Tronk Ecomen , aos seus amigos. Você vai se divertir e se informar sobre como andamos tratando a natureza.

Ah! Estamos no Twitter também com o Tronk ! Pode seguir!

Tem também o Twitter do nosso vilãoW.C. Poluente , mas ninguém vai querer saber desse mala, certo? Só que não! É melhor seguir o cara e saber o que ele anda aprontando.

A difícil vida de super herói ecológico...

Além de combater os crimes ambientais, tem que tomar muito cuidado com o que fala!!!


terça-feira, 24 de setembro de 2013

Ambientalismo é tentar ver o mundo do ponto de vista da natureza.

Se você fosse o "bichinho de estimação de alguém, você acharia justo castrarem você? Apanhar para aprender a fazer o que o seu dono quer que você faça? Viver preso em uma gaiola? Acho que a resposta para todas as perguntas foi não, certo?
Pois é, se você conviver com um animal qualquer vai ver que animal pensa e sente, diferente de você mas pensa e sente.
Isto é uma chinchilla!

Ecologia e Educação Ambiental Infantil em HQs

Desde o início, os ECOMEN tinham por objetivo apresentar ao mundo e, principalmente, às crianças de 1991, os riscos que o planeta vem correndo, há muito tempo, em função de diversas ações do ser humano.
A idéia de fazer HQs sobre este assunto, surgiu em função de que o tema ECOLOGIA era um tanto desconhecido e outro tanto rotulado de "coisa de malucos chatos", além de que educação é uma coisa a que as crianças são e serão sempre avessas.
Então criamos "Educação Ambiental com ação, aventura e sem mau humor".
As páginas publicadas aqui, fazem parte da história original, criada por Luiz Paulo Vieira Ribeiro e ilustrada, inicialmente, por Lis Ruiz.
A história na íntegra, pode se lida no site www.ecomen.com.br.

Hoje o desenho está totalmente modificado e a história foi reduzida para se adequar aos padrões atuais.
O novo estilo pode ser visto no Facebook, na fan page ECOMEN e, em breve estará também aqui, apresentando os velhos e novos personagens em suas novas histórias.


segunda-feira, 23 de setembro de 2013

O verão vem aí...

Mal entrou a primavera e a natureza já mostrou que as coisas estão mesmo mudando. Esquentou um pouquinho e chuvas torrenciais já cairam no sul. Apareceu um tornado em São Paulo... é, de uns tempos pra cá, tornados...Não aconteciam por aqui e para nós era coisa do Mágico de Oz. Agora têm aparecido com uma frequência muito estranha, fora do costume.

Não sei se isso tem a ver com a poluição, se as mudanças climáticas estão acontecendo em função da exploração desordenada dos recursos da natureza... Ninguém provou nada ainda.
Mas como sempre é bom estar previnido seria bom racionalizar o consumo de tudo! Se isso é saudável em todos os níveis, porque não seria em relação aos recursos naturais?
Poupe, não só dinheiro, poupe tudo, pelo menos até termos certeza de que poderemos ir para outro lugar quando a Terra se esgotar.

Pela preservação do meio ambiente!!!!

Em 1991 os Ecomen foram criados. A idéia era ter personagens voltados para o público infantil, publicar HQs e contribuir para a educação ambiental que era, naquela época, uma preocupação ainda nova para o mundo, especialmente para o Brasil. Super heróis!
Montei um projeto para a divulgação dos ECOMEN e saí em busca de patrocínio com uma marca de refrigerantes. Apesar de ter chegado muito perto, não aconteceu. Passou. Mas a idéia permaneceu esperando novas oportunidades.
Veio a internet e, com ela, apareceram novas formas de divulgação para tudo e para todos, Por isso estou aqui reativando este blog que publicará informações sobre meio ambiente e histórias dos ECOMEN, porque não?
Para começar, quero mostrar os primeiros desenhos dos personagens. São os primeiros mesmo, feitos em papel manteiga e pintados com  hidrocor! Digitalizados e sem "photoshop"!


Acima os Ecomen: Tronk, Ventor e Aquat. Bem, o antipático ao lado deles é o W.C. Poluente que, apesar de tudo, é a razão de viver dos ECOMEN.
Curta nossa fan page no Facebook (ECOMEN) e meu perfil no Instagram, @luizpaulovr