domingo, 22 de maio de 2016

Só há uma forma de acabar com a crueldade contra os animais

Curta Ecomen no Facebook
Não dá pra não falar nisso, de novo. A toda hora surge uma nova notícia sobre as mesmas atitudes repugnantes de seres humanos contra animais. Acima de tudo são atos de covardia.

Só com educação ambiental infantil será possível acabar com isso! É impossível mudar as cabeças de criminosos que fazem coisas assim por dinheiro.

Clique no link abaixo da foto e leia mais detalhes sobre os "animais" que traficam animais.


Crueldade sem tamanho

sábado, 21 de maio de 2016

Ecologia e incompetência caminham de mãos dadas


Os Ecomen foram criados para mostrar às crianças, a necessidade de preservar o meio ambiente. O diferencial em relação a todas as outras iniciativas na educação ambiental foi a ideia de fazer isso através de entretenimento. Ação e aventura, sem “ecochatura”! A consequência disso seria a formação de uma geração de pessoas que entendesse, realmente, a importância de preservar o planeta. Quando se tornassem adultos, naturalmente, com sua cultura ecologicamente correta, essas pessoas salvariam o Planeta! Fazer histórias em quadrinhos e divulgá-las através de promoções e publicidade ligadas a produtos para crianças, pareceu um bom caminho para chegar ao objetivo de educar com entretenimento. Uma ideia, totalmente, “maquiavélica”!

Quase aconteceu, pelo menos quase o projeto inicial saiu do papel. Cortaram a verba em cima da hora!

Vinte e cinco anos depois, temos milhares de ONGS, espalhadas pelo mundo, atirando pra todos os lados, recebendo milhões de governos para realizar projetos duvidosos e sem resultado prático. A realidade, entretanto, não mudou. As pessoas não mudaram, ainda precisam ser intimidadas por leis, que os países são forçados a criar, para que poluam e destruam em ritmo mais lento. Em ritmo mais lento, apenas isso.

As ONGs tornaram-se uma enorme malha de exploração de verbas públicas, defendendo interesses muitas vezes obscuros, servindo a interesses políticos de países e de corporações. Sem falar no cabide de empregos mundial, para pessoas que, ou não sabem o que e como fazer, ou estão lá para apenas ganhar um “dinheirinho”, fingindo querer “defender o planeta”. 

Os Ecomen em 25 anos, sozinhos, teriam feito um trabalho melhor. Faltou...um monte de coisas.

A natureza precisa seguir seu curso.

Se não puder ajudar, não atrapalhe!

https://youtu.be/moBtg91oI_U?t=23

 

quarta-feira, 18 de maio de 2016

O Nióbio é nosso! Será mesmo?

Nossa ignorância a respeito das "coisas do Brasil" é enorme. Recentemente ouvi falar de Nióbio pela primeira vez na vida! Ele sempre esteve presente no subsolo brasileiro e eu só soube disso ontem! Mas o que é Nióbio, para que serve?

Uma rápida e superficial pesquisa revela que é um elemento metálico de grande importância para a fabricação de aços de alta qualidade e que é abundante em subsolo brasileiro. Grande parte das reservas mundiais estariam aqui, segundo informações obtidas nessa pesquisa.

Demonstrada a importância do Nióbio, ainda que superficialmente e revelada a condição do Brasil de detentor da quase totalidade de suas reservas mundiais nos interessa saber o que será feito em relação a isso.

Será mais uma fraude como o pré-sal e o biodiesel, ou será uma fonte real de poder e riqueza que será desperdiçada por um país especialista em jogar fora o futuro da nação e as oportunidades de se desenvolver, através da corrupção dos homens públicos?

Temos as maiores reservas de água potável, a maior floresta e...as maiores reservas de Nióbio do mundo! Quando será que começaremos a usufruir de tudo que nos foi dado em termos de recursos naturais?

segunda-feira, 16 de maio de 2016

O fim dos tempos de fraudes e estatísticas mentirosas!

Esperemos que, realmente, tenha chegado o fim dos tempos das fraudes, das estatística manipuladas e dos blogs patrocinados pelo governo para fingir que o Brasil vai bem, que o meio ambiente está sendo cuidado por ministros madeireiros!



quarta-feira, 27 de abril de 2016

Rua arborizada proporciona um ambiente mais ameno


Publicação (editada) de Durval Oliveira (20 de abril) no grupo Ecomen no Facebook

As árvores são fundamentais nas ruas e avenidas. Além de embelezar, elas tem um importante papel no equilíbrio térmico, refrescando o ambiente. Colaboram reduzindo a poluição sonora e do ar, fornecem sombra, refúgio e alimento para as aves. Os benefícios não param por aí, poderíamos falar de fixação de carbono, produção de oxigênio, proteção contra ventos, etc. Mas a escolha da espécie correta é fundamental. Se você deseja plantar uma árvore na sua calçada, o primeiro passo é procurar a prefeitura. Muitas delas tem um plano de arborização urbana, com espécies de árvores indicadas por profissionais capacitados. Não raro, você poderá solicitar o plantio à prefeitura, ou buscar as mudas você mesmo no viveiro municipal.

O plantio da árvore errada pode causar problemas como tubulações de água e esgoto estourados, calçadas levantadas, problemas na rede elétrica, galhos que ameaçem cair, frutos pesados que caem sobre carros, ramos espinhentos que atrapalham os pedestres, sujeira e mal cheiro advindo de frutos, folhas ou flores caídos, entre muitas outras situações desagradáveis a perigosas.

E geralmente você não poderá fazer muita coisa. Na maioria das vezes o corte ou poda é permitido apenas à prefeitura e companhia elétrica. O corte não autorizado pode render multas pesadas e, dependendo da espécie, ser considerado crime ambiental. Portanto, escolha bem. Uma árvore é maravilhosa e para além da vida toda. Segue uma lista de espécies indicadas para plantio em calçadas. As espécies que alcançam até 10 metros são boas para calçadas com fiação elétrica, enquanto as maiores podem ser plantadas em calçadas sem fiação.

Oitis 

1. Ácer – Acer palmatum – Mais indicado para regiões serranas, apresenta pequeno porte, atingindo até 8 metros de altura e folhas que variam conforme as estações.

2. Bauínia de Hong Kong – Bauhinia blakeana – Árvore semicaduca, de floração exuberante, atinge cerca de 8 metros de altura.

3. Pata-de-vaca – Bauhinia forficata e Bauhinia variegata – Árvore florífera e semicaduca, de pequeno porte, ideal para calçadas estreitas e sob a fiação elétrica.

4. Oiti – Licania – Árvore frutífera, largamente utilizada na arborização urbana no sudeste do país.

5. Escova-de-garrafa– Callistemon spp – Espécies de árvores de pequeno porte, nativas da Austrália, e muito resistentes à seca. Floração exuberante.

6. Cambuci – Campomanesia phaea – Arvoreta semidecídua, de aspecto delicado e frutos comestíveis. Nativa da Mata Atlântica.

7. Chuva-de-ouro – Cassia fistula – Árvore belíssima, que desponta inflorescências em cachos pendentes, de cor amarelo-ouro.

8. Sombreiro – Clitoria fairchildiana – Árvore de maior porte e florescimento ornamental. Ideal para calçadas amplas, sem fiação. Atinge 12 metros de altura.

9. Jangada-do-campo – Cordia superba – Árvore bela em todos os sentidos, seja na forma, folhagem ou floração. De pequeno porte, atinge no máximo 10 metros de altura.

10. Cornos – Cornus florida – Árvore nativa dos Estados Unidos, decídua, apresenta transição de cores nas folhas e florescimento exuberante. Atinge 6 metros de altura. Ideal para clima subtropical.

11. Crataegus – Crataegus oxyacantha – Árvoreta de clima temperado, com florescimento muito ornamental. Atinge 5 metros de altura. É resistente à seca, frio e ventos fortes.

12. Eritrina-verde-amarela – Erythrina variegata – Árvore tropical, de florescimento ornamental, e folhagem espetacular. Alcança até 12 metros, mas pode ser conduzida como arbusto ou arvoreta.
As flores da Eritrina-candelabro são irresistíveis aos beija-flores. Foto de Mauro Guanandi
As flores da Eritrina-candelabro são irresistíveis aos beija-flores. Foto de Mauro Guanandi

13. Eritrina-candelabro – Erythrina speciosa – Árvore decídua, de pequeno porte, atingindo cerca de 5 metros de altura. Seu florescimento além de exuberante ainda é muito atrativo para beija-flores. Aprecia lugares úmidos.

14. Cereja-do-rio-grande – Eugenia involucrata – Árvore nativa frutífera, atrativa para os pássaros, de copa colunar e própria para clima subtropical. Atinge 8 metros de altura.

15. Pitangueira – Eugenia uniflora – Árvore de textura fina e frutos saborosos. A pitangueira também atrai os passarinhos e tem porte pequeno, raramente alcançando 12 metros de altura.

16. Jacarandá – Jacaranda mimosaefolia – Um verdadeiro clássico. Árvore decídua, de floração exuberante. Ideal para arborização de ruas em regiões de clima subtropical.

17. Árvore-da-china – Koelreuteria bipinnata – Floresce no outono, despontado inflorescências eretas com flores amarelas, que em seguida são tomados por frutos papiráceos, duráveis, de cor salmão. Para clima subtropical. Atinge até 12 metros – plantar em calçadas sem fiação.

18. Resedá – Lagerstroemia indica – Arvoreta largamente utilizada na arborização urbana. Tem florescimento esplendoroso, é decídua e tolerante a podas drásticas. Atinge 8 metros de altura.

19. Leucena – Leucaena leucocephala – Árvore nativa da América Central, leguminosa, de pequeno porte e flores em forma de pequenos pompons. Tolerante à seca. Atinge 7 metros de altura.

20. Alfeneiro – Ligustrum lucidum – Uma das espécies mais cultivadas na arborização urbana do sul do Brasil. Oferece boa sombra, mas a floração de muitos exemplares ao mesmo tempo pode intensificar os casos de alergia à pólen.

21. Magnólia – Magnolia spp – As magnólias além de belas e perfumadas, são muito interessantes para arborização urbana por seu porte pequeno. Decíduas e próprias para o clima subtropical e temperado. Alcançam de 5 a 10 metros de altura.
O curioso tronco da Melaleuca. Foto de Sydney Oats
O curioso tronco da Melaleuca. Foto de Sydney Oats

22. Melaleuca – Melaleuca leucandendron – Árvore nativa da Austrália, que chama atenção pela casca do seu tronco, que é curiosa, desprendendo-se e com textura de papelão. Floração ornamental. Atinge 15 metros de altura. Não plantar sob rede elétrica.

23. Cinamomo – Melia azedarach – Árvore bastante utilizada na arborização urbana. Indicada para clima subtropical. Floração ornamental e frutos atrativos para avifauna. Alcança até 20 metros de altura.

24. Amoreira-preta – Morus nigra – Árvore frutífera, muita atrativa para os passarinhos. Atinge 10 metros de altura.

25. Calabura – Muntingia calabura – Árvore ornamental por seus ramos delicados e arqueados. Frutos pequenos bastante atrativos par as aves. Atinge 10 metros de altura.

26. Jabuticabeira – Myrciaria cauliflora – Uma unanimidade. Árvore nativa, de frutos saborosos que surgem diretamente do caule. Alcança 8 metros de altura.

27. Jasmim-manga – Plumeria rubra – Arvoreta de flores muito perfumadas e aspecto escultural. Ideal para regiões litorâneas. Atinge 6 metros de altura.

A lista não para por aí. Você também pode usar uma variedade de coníferas, que apesar de seu formato geralmente cônico a colunar, desde à base, são escolhas interessantes para calçadas largas. As palmeiras, em sua maioria (com exceção das entouceiradas, espinhentas e as de porte gigante), são muito indicadas para ornamentar ruas, avenidas e calçadas. A diversidade de árvores é enorme e você pode gostar justamente de uma que viu em algum lugar. Veja as características que uma árvore para arborização de calçadas deve ter:

– Não possuir raízes superficiais ou agressivas
– Não ter frutos ou flores grandes
– Não possuir espinhos
– Não ser tóxica
– Não ser de grande porte (mais de 20 metros de altura)
– Não possuir madeira frágil, suscetível à quebra ou ataque de cupins (evite árvores de crescimento muito rápido)
– Não ser invasora

sábado, 23 de abril de 2016

#sãotodossecologistas...tá! Me engana que eu gosto!

Não é que nossa digníssima "presidenta" viajou pra "gringolândia" para participar de mais uma peça teatral com a temática ecológica? Eles se reúnem, comem, bebem, se divertem às custas de, não se sabe exatamente quem, mas não resolvem muita coisa. Acho que criam esses eventos para darem uma "passeada" de vez em quando, em algum lugar bacana.

Mas fixemo-nos no que nos interessa. Nossa representante em tal evento é a mesma pessoa que não participou de forma nenhuma, positiva, do evento de rompimento da barragem de Mariana, certamente o maior desastre ecológico já ocorrido no Brasil em qualquer tempo e, possivelmente, figurando entre os maiores da história humana.

Podia ter mandado a Marina que, pelo menos usa a ecologia como trampolim para suas ambições política, apesar do envolvimento de familiar seu, em contrabando de madeira! É do ramo!

Porque então essa pessoa hipócrita vai à "gringolândia", participar de tal evento? Pra dizer que, pobrezinha e boazinha, a coitadinha está sendo vítima de golpe para derrubá-la da presidência dessa republiqueta de bananas! Tá...me engana que eu gosto!

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Cuidemos dos animais. De todos os animais!

Animais pensam e sentem, de forma diferente de nós mas pensam e sentem, Só após conviver o dia a dia com um animal comecei a perceber isso. Pena que não está mais aqui.

Ecomen no Facebook e no Twitter

Estamos no Facebook com a fan page ECOMEN ( https://www.facebook.com/pages/Ecomen/137464443130564?ref=hl ),
e com o perfil do Tronk Ecomen. Adicione Tronk Ecomen aos seus amigos!
 Ah! No Twitter tem o tronk_ecomen, pode seguir!
no Twitter tem também o WCPoluent

Pratique Educação Ambiental Infantil!

Na loja Ecomen, você pode comprar arquivos em pdf para ler e imprimir, com as HQs dos Ecomen!

Clique no link ao lado http://ecomen.loja2.com.br/ , escolha as HQs e pague pelo PagSeguro!

Você recebe suas HQs por e-mail imediatamente após a confirmação do pagamento e pode desfrutar das histórias dos Ecomen! Pratique Educação Ambiental Infantil, com ação e aventura!

Hoje é o Dia da Terra!

Nunca é demais chamar a atenção para isso! Há quem diga que a humanidade ainda vai destruir o planeta mas não acredito que isso vá acontecer, não pelas mãos da humanidade.

Ao longo da história já estivemos perto da destruição algumas vezes e recuamos.

Pensamos!

Hoje é mais um dia para pensar nisso, de novo. Até que possamos construir naves que nos levem a outras "Terras", precisamos cuidar e poupar essa.