sábado, 21 de maio de 2016

Ecologia e incompetência caminham de mãos dadas


Os Ecomen foram criados para mostrar às crianças, a necessidade de preservar o meio ambiente. O diferencial em relação a todas as outras iniciativas na educação ambiental foi a ideia de fazer isso através de entretenimento. Ação e aventura, sem “ecochatura”! A consequência disso seria a formação de uma geração de pessoas que entendesse, realmente, a importância de preservar o planeta. Quando se tornassem adultos, naturalmente, com sua cultura ecologicamente correta, essas pessoas salvariam o Planeta! Fazer histórias em quadrinhos e divulgá-las através de promoções e publicidade ligadas a produtos para crianças, pareceu um bom caminho para chegar ao objetivo de educar com entretenimento. Uma ideia, totalmente, “maquiavélica”!

Quase aconteceu, pelo menos quase o projeto inicial saiu do papel. Cortaram a verba em cima da hora!

Vinte e cinco anos depois, temos milhares de ONGS, espalhadas pelo mundo, atirando pra todos os lados, recebendo milhões de governos para realizar projetos duvidosos e sem resultado prático. A realidade, entretanto, não mudou. As pessoas não mudaram, ainda precisam ser intimidadas por leis, que os países são forçados a criar, para que poluam e destruam em ritmo mais lento. Em ritmo mais lento, apenas isso.

As ONGs tornaram-se uma enorme malha de exploração de verbas públicas, defendendo interesses muitas vezes obscuros, servindo a interesses políticos de países e de corporações. Sem falar no cabide de empregos mundial, para pessoas que, ou não sabem o que e como fazer, ou estão lá para apenas ganhar um “dinheirinho”, fingindo querer “defender o planeta”. 

Os Ecomen em 25 anos, sozinhos, teriam feito um trabalho melhor. Faltou...um monte de coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário