sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Ecomen - Do texto a publicação de cada página.

As histórias dos Ecomen são pura ficção. Algumas referências a fatos da vida real poderão aparecer ocasionalmente, mas a tônica é fantasia total. Afinal o público alvo são as crianças.

Para cada nova história, sempre dentro do tema preservação do meio ambiente, cria-se uma situação de  risco para alguém, ou alguma coisa, tendo como agente o vilão W.C. Poluente.

Com  uma linguagem bem simples e direta os fatos se sucedem. Aparecem os heróis, Tronk, Ventor e Aquat, que descobrem o vilão e resolvem o problema. O vilão eventualmente poderá ser preso pelos heróis.


Cada história é desenvolvida  em cima dessa idéia básica inicial. Quadro por quadro é descrito e os diálogos são criados neste momento. Nesta fase define-se também o número de páginas e passa-se a trabalhar distribuindo a história entre elas.

Com o roteiro e diálogos prontos, cada quadro é desenhado em "grafite", simulado com uma Wacon em Photoshop (esse "grafite" vem se tornando cada vez mais simples, a cada quadro que é desenhado).

Pronto o "grafite" de cada quadro, importa-se a imagem para um programa que trabalhe com desenho vetorial (Corel Draw). Os fundos, o traço, cores, balões e texto são feitos diretamente nesse programa e os quadrinhos prontos montados sobre um diagrama básico de página. São diversas as variações de formatos e tamanhos dos quadrinhos.
Com todos os quadros prontos e colocados na página, ela pode ser transformada em imagem rasterizada e publicada em qualquer meio digital.

Durante o processo de desenho, define-se como serão os quadrinhos e os balões de texto são colocados de forma que não interfiram  no desenho. Para isso o texto dos diálogos, muitas vezes, é alterado para se adaptar a um espaço determinado.

Assim são feitas as histórias em quadrinhos dos Ecomen.


Nenhum comentário:

Postar um comentário